Se quiser demarcar-se como uma empresa inovadora, criativa e ousada, a resposta é sim.

Se quiser demarcar-se como uma empresa inovadora, criativa e ousada, comercializando produtos e serviços que correspondam às exigências do mercado, que chamem a atenção do consumidor perante a concorrência de grandes empresas, a resposta é sim.

Os trabalhos de design são muito subvalorizados nas pequenas e médias empresas. Então quando a economia encolhe, o sector criativo é o primeiro a ser reduzido, sendo que neste tipo de empresas não existe ninguém dedicado apenas ao design gráfico. De um lado é bom para a NUT por outro lado também demonstra que os designers não estão na lista de prioridades de pequenas e médias empresas no geral.

Pequenos negócios normalmente têm recursos limitados, mas desejam sempre ter um website espectacular, um logótipo bonito e outros elementos gráficos bem criados e estruturados. Muitas vezes não podem ou não querem investir em bons profissionais para o fazer. Em vez disso, delegam esse trabalho para um assistente de marketing sem as competências necessárias para o serviço, ou procuram na net por opções mais baratas, qualquer das formas, possivelmente não irá agradar à empresa.

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1 - A Primeira impressão conta

Só tens uma hipótese para a primeira impressão. Seja a página, o logo e até a assinatura do email, os possíveis clientes vão avaliar e julgar a empresa em poucos segundos, baseando-se no aspecto visual da mesmo. Design gráfico de alta qualidade, dá credibilidade ao negócio e isso é impagável. Não importa a grande qualidade do produto ou do serviço, se tiver um design feio e pouco cuidado, ninguém vai ficar no site, ou guardar o cartão de visita se o design for pouco atractivo.

2 - O Design conta uma História

É importante que as pessoas consigam discernir qual é a área de negócio da empresa, mesmo que nunca tenham ouvido falar dela. Um bom design dá a ideia certa aos consumidores, o conceito atrás de um design para uma peixaria é diferente de um para uma empresa de construção. Pode também dar a entender a história da marca e a qualidade do produto, se for algo mais tradicional e artesanal o logo vai retratar isso, com componentes que façam alusão a esses factores.

3 - Branding torna uma empresa memorável

Um design gráfico sólido dá consistência à marca, se for utilizado em todos os componentes visuais da mesma. Profissionais de design gráfico usam cores, tipos de letra, imaginário e ambiente precisos. Fundamentados para os vários tipos de trabalho, criando sempre a mesma experiência para os diversos componentes visuais da marca, ou seja, o ambiente da loja, será o mesmo ambiente do site, que estará também no logo, no cartão de visita e no flyer. Isto faz com que a marca seja reconhecida e memorizada. Para além disso, esta consistência visual simboliza profissionalismo, e profissionalismo simboliza confiança.

4 - Criatividade é diferenciação

Todas as pequenas e médias empresas têm concorrência. Para além de tudo o que as separa da concorrência (preços, qualidade, serviço a clientes), um dos factores que mais pode ajudar a diferenciar-se é a criatividade, ou seja, o plano de comunicação visual serve muitos propósitos, e criar a imagem de uma empresa única é um deles.

5 - Bom design vende

Um site com pinta é bom, mas um site com pinta que consiga converter visitas em vendas é melhor. Design não é só tornar as coisas bonitas, design eficaz deve cativar e persuadir. Um website com um design inteligente leva os visitantes a interagirem, como botões “call to action”. Um artigo bem estruturado faz com que os visitantes continuem a fazer scroll e a saltar de página em página. Bom design gráfico tem o potencial de criar bons resultados em pequenas e médias empresas.

6 - Gastar mais no início poupa mais ao longo do tempo

Quando uma empresa não leva o design gráfico a sério no início, vai no futuro ter problemas e gastos desnecessários com ele. Design de qualidade tem longevidade, pagar por um bom trabalho de design não é mais caro que pagar por design fraco várias vezes, para não falar que, redesenhar a empresa muitas vezes tira credibilidade e identidade.

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Muitos donos de pequenas e médias empresas entendem o valor de um bom design, outros não. Mas, chegamos a uma altura de concorrência e de evolução no mundo dos negócios, que todos os empresários têm que ter esta noção, o design e as suas inúmeras utilidades dão um valor acrescentado às marcas, produtos e serviços
Esse valor tem que ser reconhecido e remunerado de acordo com a qualidade que irá trazer.

Um dos grandes gurus do marketing, David Ogilvy’s já dizia “Pay people peanuts and you get monkeys.”