Conteúdo orgânico de qualidade é uma chave para o sucesso

As Marcas querem ter grande visibilidade e interacção nas redes sociais. Infelizmente não há uma fórmula mágica. Há estratégias e métodos testados e eficazes. Marketing Digital

Neste artigo, vamos falar especificamente de conteúdo orgânico e razões para que as empresas, dediquem mais tempo e orçamento em conteúdo, que cresça organicamente nas redes sociais.

Conteúdo Orgânico?

No início desta era do Social Media, as empresas só partilhavam conteúdo orgânico, em vez de pagarem anúncios. O conteúdo da marca, aparecia naturalmente nos feeds de notícias (news feed), existia vontade de criar conteúdos de qualidade e relevantes para os consumidores, algo que eles davam valor e possivelmente partilhavam.

Contudo, com o passar dos anos, à medida que as redes sociais foram crescendo, as marcas perderam confiança no seu conteúdo orgânico. Uma das razões foi o crescimento explosivo que existiu nas redes sociais, de empresas e marcas a competirem por um lugar no feed dos consumidores, muitas vezes substituindo a qualidade e relevância pela quantidade. Mas possivelmente, a verdadeira razão para que o conteúdo orgânico tenha sido metido um pouco de parte, foi a alteração do algoritmo do feed de notícias, das diversas redes sociais.

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O Facebook criou o seu “News Feed Algorithm, aumentando o alcance das publicações de perfis pessoais e reduzindo o alcance das publicações de páginas (dependendo também da quantidade de seguidores e gostos nas páginas).

Apesar da mudança ser positiva para os utilizadores, mostrando só o que lhes é relevante no feed de notícias. Para as Marcas, estas mudanças vieram trazer alguns desafios, o alcance das publicações reduziu drasticamente, e a competitividade por um espaço no feed de notícias também.

A fórmula criada para combater estes problemas, veio em formato de anúncio (Facebook Ads), mantendo assim o conteúdo da Marca no feed de notícias do seu público alvo. Isto levou a que as empresas, descurassem o orçamento para a criação de conteúdo, em detrimento do orçamento para anúncios.

Investir em Conteúdo Orgânico

As redes sociais têm um ritmo frenético, para o manter a esse ritmo por vezes prejudica-se a qualidade do conteúdo. Manter um blog, criar boas imagens, vídeos, fotografias, infografias, design etc., de qualidade dá trabalho, mas será a diferença entre cativar a atenção de um consumidor, ou passar completamente despercebido.

“Por mais que se invista em anúncios de publicações, se forem fracas, jamais serão bom conteúdo”

Sim, investir em anúncios traz muitas vantagens, mas antes é necessário pensar e avaliar, a qualidade do conteúdo. Pagar para passar despercebido não vale a pena. 

Um conteúdo interessante, único, que envolva os consumidores, pode até não precisar de ser anunciado. Os consumidores vão partilhar e quem sabe poderá viralizar-se…